MÊS DA ASA

Organizações militares celebram o Dia da FAB e do Aviador

Solenidades e Concertos de Música comemoraram o Dia da Força Aérea Brasileira e do Aviador
Publicada em: 07/11/2023 18:16
Imprimir
Fonte: DCTA; I, II, III e IV COMAR; CIAAR; EPCAR; BASM
Edição: Agência Força Aérea

Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) em todo o Brasil celebraram o Dia da FAB e Dia do Aviador, comemorados no dia 23 de outubro.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu uma cerimônia militar, que foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e contou com a presença de demais Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeita da Guarnição, além de autoridades civis, como o Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias e o Presidente da Câmara, Roberto do Eleven.

Na ocasião, ocorreu a entrega da Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), destinada a premiar os militares e personalidades civis que tenham se destacado no exercício de sua profissão, prestando notáveis serviços ao país. O Prefeito de São José dos Campos foi um dos 17 agraciados com a maior condecoração da FAB.

Em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA também falou sobre a relevância dessa data. “Essa é uma celebração de extrema notoriedade para todos nós, ainda mais nesse ano no qual celebramos o sesquicentenário de nascimento de Santos Dumont, pois devemos a este notável brasileiro a existência da nossa Força Aérea e o advento da aviação. Nesse contexto, o DCTA desempenha papel fundamental para auxiliar a FAB no cumprimento de sua missão, trabalhando arduamente nos processos de certificação das aeronaves e no desenvolvimento de soluções tecnológicas que fomentam o avanço do nosso país”, concluiu.

O DCTA também promoveu, no dia 19/10, por meio de sua Banda de Música, um Concerto Sinfônico solidário, na Igreja da Cidade, em São José dos Campos (SP). O evento contou com a presença do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros, e demais Oficiais-Generais, além de autoridades como o Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias. 

Na oportunidade, os participantes contribuíram com a doação de alimentos não perecíveis, resultando em uma arrecadação de donativos que serão entregues ao Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) e ao Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), ambos de São José dos Campos. A entidade Cidade Social, de Jacareí (SP), também será beneficiada.

O Prefeito de São José dos Campos agradeceu a iniciativa.  “O acesso à cultura deve fazer parte da vida das pessoas, afinal, educação e cultura precisam andar lado a lado. Esse foi mais um evento excepcional que levou o melhor da música para os nossos cidadãos”, elogiou.

EPCAR

Para celebrar a data, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, dia 23/10, a solenidade militar com a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), sendo essa a maior comenda do Comando da Aeronáutica (COMAER). Neste ano de 2023, quatro militares da Força Aérea Brasileira foram agraciados.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça. Prestigiaram a solenidade, autoridades militares e civis da cidade de Barbacena e região, além dos familiares dos militares agraciados. E, em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, todos os presentes cantaram o Hino dos Aviadores.

I COMAR

OMANa terça-feira (24/10), foi realizada a cerimônia na Base Aérea de Belém (BABE), quando o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major- Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, presidiu a cerimônia, acompanhado do Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira; do Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Alcio Alves Almeida e Costa e do Comandante do 4º Distrito Naval (4º DN), Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, entre outras autoridades militares e civis.

Na ocasião, também foi entregue a OMA ressaltando a vitória nas jornadas pessoais e profissionais dos contemplados com a comenda mais importante da FAB. Na Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE), foram agraciados dez militares e dois civis, entre eles, o Desembargador Paulo Velten, homenageado com o Grau Grande-Oficial - maior grau da Ordem).

O Chefe do Grupamento de Apoio de Belém (GAP-BE), Coronel Intendente Antônio Cristiano de Lima Teixeira, agraciado com o Grau Oficial, ressaltou a importância de receber a mais alta comenda cedida pelo Comando da Aeronáutica: "Receber a medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, nos remete a toda a dedicação e esforço que empreendemos no transcurso de nossa jornada na FAB”, declarou.

Para abrilhantar o evento, foram realizados sobrevôos da aeronave C-97 Brasília, do Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) que executa missão de transporte na região da Amazônia Oriental.

II COMAR

O Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) também realizou a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, com imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico. Militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) celebraram os 117 anos do primeiro voo do “mais pesado que o ar”, pilotado por Alberto Santos Dumont no Campo de Bagatelle, em Paris. A solenidade, dedicada este ano ao sesquicentenário do nascimento do Pai da Aviação, foi presidida pelo Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, e contou com a presença do Deputado Federal José Eriberto Medeiros de Oliveira, bem como outras autoridades civis e militares.

CIAAR

A sonoridade brasileira deu o tom da última edição do Concerto do Aviador, realizado no dia 10/10, no Auditório Santos Dumont, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Minas Gerais (MG). Estiveram presentes no evento convidados civis e militares da Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS).

Em homenagem aos 40 anos de criação do CIAAR, o evento, que também celebrou o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorados no dia 23/10, foi conduzido pela Banda Asas de Minas, sob a regência do Tenente Músico Carlos Eduardo Marques, que encantou o público presente com um repertório variado, enaltecendo os quatro cantos do Brasil.

Com o tema “Asas FM, a Rádio que Toca Brasil”, esta edição foi realizada com o cenário de uma emissora de rádio, com participação de ouvintes. O programa fictício “Brasilidade” esteve sob o comando do Sargento Júlio César Silva Fonseca, da Escola Preparatória de Cadetes do AR (EPCAR), sediada em Barbacena, que exibiu uma seleta coletânea de músicas nacionais, de diferentes gêneros e ritmos. Evidências e Fio de Cabelo, de Chitãozinho e Xororó; Morena Tropicana e Anunciação, de Alceu Valença; e Espumas ao Vento, de Fagner, são alguns dos sucessos que compuseram o setlist do Concerto do Aviador.

“A brasilidade foi a diretriz musical deste espetáculo. Trouxemos para esta edição do Concerto do Aviador o que há de mais representativo, em se tratando de música, nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nossos espectadores puderam apreciar essa miscelânea, que envolveu um compilado de ritmos, variando desde a lambada e carimbó aos clássicos da música sertaneja raiz e da MPB”, destacou o Maestro da Banda Asas de Minas, Tenente Carlos Eduardo Marques.

A Tenente Dentista Rejane Cristina Dos Santos Fazza elogiou o espetáculo. “Mais uma vez a gente percebe o carinho com que a Banda exalta o Concerto do Aviador. Tiveram a sagacidade de buscar a musicalidade do território brasileiro de canto a canto. Realmente foi uma viagem nas Asas FM, a Rádio que Toca Brasil”, ressaltou.

Para o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, o evento oportunizou que todos pudessem reviver e renovar o espírito de brasilidade. “É admirável como este espetáculo foi conduzido magnificamente pela Banda Asas de Minas. O Concerto do Aviador não apenas elevou a excelência musical, mas também enalteceu de maneira única a riqueza da brasilidade em nosso país. A maestria da Banda Asas de Minas reflete não somente habilidade técnica dos nossos militares, como também um profundo comprometimento com a identidade musical brasileira. Foi uma celebração inspiradora da nossa cultura, contribuindo para fortalecer os laços entre a Força Aérea Brasileira e a riqueza artística de nossa nação”, destacou o Brigadeiro do Ar Kaipper.

BASP

O Círculo Militar de São Paulo realizou, em 17/10, um concerto sinfônico em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. O evento, já tradicional no Mês da Asa, recebe o nome de “Concerto Sideral” e conta com a apresentação da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo (BASP).

Na ocasião, estiveram presentes o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos; o Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro; o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira; e o anfitrião, o Presidente do Círculo Militar, General de Divisão Eduardo Diniz, além de Oficiais-Generais, autoridades civis e militares e convidados da FAB.

Com um repertório variado, a Banda da BASP abriu sua apresentação com o clássico “Un Giorno A Viene”. Na sequência, a plateia conferiu um arranjo com doze músicas dos The Beatles. No enredo, também estavam presentes a música tema do filme Rocky, “Donna fly now”, e os clássicos nacionais: “O que é, o que é” de Gonzaguinha, e “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso. 

O Regente da Banda, Tenente Músico Sérgio de Castro Araújo, falou sobre a honra da banda em poder se apresentar em um evento que homenageia uma data tão importante. “Se enganam quem acha que as bandas de músicas militares só tocam marchas, hinos e dobrados. Mostramos nesta noite que estamos nas cenas artísticas, na música popular, nas escolas eruditas e do jazz”, comentou.

 A iniciativa do Círculo Militar, junto ao Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, promoveu, ainda, um concurso cultural para obras literárias e artes plásticas com a temática do Pai da Aviação Alberto Santos Dumont. As obras ficarão expostas aos visitantes do Círculo Militar até o final do mês de outubro, no Salão de Artes de Aeronáutica e Espaço Alberto Santos Dumont.

BASM

Para celebrar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, a Banda de Música da Base Aérea de Santa Maria (BASM) realizou, no dia 18/10, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um Concerto especial.

Neste ano, o espetáculo, que já é tradicional para os santa-marienses e reuniu mais de mil pessoas, teve como tema “Rock nas Alturas”. A Banda de Música da BASM apresentou um repertório selecionado de clássicos que levaram o público a uma viagem através do tempo e da história do Rock - músicas que se tornaram referências de estilo pelas características estéticas sonoras e pela ousadia de quebra de padrões em suas épocas de lançamento.

Concerto, que integrou o calendário de eventos alusivos ao Dia do Aviador e da FAB em Santa Maria (RS), contou com a participação de músicos convidados do Exército Brasileiro, da Brigada Militar e do Coral Vozes do Vagão do Colégio Militar de Santa Maria e do Coral da BASM, além de civis.

A apresentação encantou o público do início ao fim, contou com o apoio da UFSM e teve entrada franca seguindo o caráter beneficente: para ingressar no local, além da apresentação do convite, houve a entrega de 1kg de alimento não-perecível, a ser destinado a crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP).

Doação de sangue no III COMAR

Militares do Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), participaram de campanha de doação de sangue, em parceria com o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), promovida Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) no dia 05/10. A ação fez parte do calendário do Mês da Asa, que celebra, em outubro, o Dia do Aviador e da FAB.

Este ano, foram coletadas mais de 40 doações. A adjunta do Banco de Sangue do HAAF, a Tenente Enfermeira Luciana Leite Inocêncio, explicou a importância da participação de todos. “Para manutenção do nosso estoque, necessitamos de uma maior assiduidade dos doadores, visto que a durabilidade das plaquetas é de cinco dias. A demanda é grande por parte de emergências, cirurgia e tratamentos de determinadas patologias. Fornecemos bolsas de sangue prioritariamente para unidades da FAB, mas também para os hospitais públicos da Hemorrede”, afirmou.

O Comandante do III COMAR, José Madureira Junior, fez um balanço positivo da ação. “Parabéns a todos que contribuíram para a organização da campanha, que foi um sucesso, alcançando mais doadores do que no ano passado. Obrigado àqueles que reservaram um tempo de suas rotinas para doar e fazer a diferença”, declarou.

Fotos: Coronel Curityba / CIAAR; Sargento Frutuoso e Cabo J. Alves /  IFI e DCTA; Soldados Weber e João Lucas / BASP; Soldado Chaves / III COMAR

imagens/original/46466/2023_10_19_Concerto_Sinfonico_Cb_J_Alves_(8).jpg
imagens/original/46466/28_19102023_CONCERTO_SINFONICO_DCTA_IC_SGT_FRUTUOSO.jpg
imagens/original/46466/IMG_7136.JPG
imagens/original/46466/IMG_7270.JPG